top of page
  • Instagram
banner3.jpg

Transformação de Cultura Organizacional​

Para qualquer realidade, os resultados obtidos em uma empresa são sempre consequência da combinação de diversos aspectos: práticos e subjetivos. À essa combinação de fatores e o que surge a partir disso, damos o nome de Cultura Organizacional.

​​

“A cultura come a estratégia no café da manhã”

Peter Drucker

​

Essa frase do pai da administração é taxativa e 100% verdadeira. Quando temos um problema na cultura da empresa, não há estratégia que funcione. E se não há estratégia que funcione, conseguir montar uma equipe engajada e ter resultados financeiros eficientes é quase que impossível.

​

Trabalhar cultura em qualquer empresa, independentemente do tamanho, não é algo somente importante que pode melhorar seus resultados, mas sim algo imprescindível sobre o qual os resultados não aparecem (ou ficam limitados).

​​

Alguns sintomas de que a cultura não está saudável:

1 / Projetos que não vão para frente por mais que se coloque esforço;
2 / Desorganização nos processos;
3 / Equipe operacional só funciona sob pressão;
4 / Alto Turnover
5 / Dificuldade de introduzir um novo produto;
6 / Dificuldade de liderar uma equipe (não é fluído);
7 / Excesso de processos e burocracia para que as coisas aconteçam "eficientemente";
8 / Resultado financeiro empacado (sem crescimento);
e muitos outros...

A cultura organizacional é a alma da empresa, um conjunto de crenças, valores e práticas que definem como os colaboradores se comportam e interagem e os resultados que ela obterá. Fazem parte desse conjunto de subjetividades de uma empresa:

ESSÊNCIA DA EMPRESA

Quem é essa empresa? Qual seu propósito? Qual identidade que essa empresa tem internamente e externamente (branding)? Como ela é vista no mercado? O que ela, de fato, entrega de positivo para o mundo?

PADRÕES INSCONSCIENTES

Toda empresa possui uma identidade própria que manifesta com suas características únicas. Esse conjunto de "formas de se manifestar" são compostos por padrões internos inconscientes.

CRENÇAS

Crenças sobre o papel da empresa na sociedade, sua existência, sobre seus processos, seus produtos e como essas crenças impactam nos resultados.  como ética, respeito e colaboração;

HISTÓRIA E SISTEMA

A história da empresa possui um impacto grande sobre os resultados da mesma. Seja sobre o passado da empresa, seus fundadores, que transmitem valores e crenças, mas também toda teia de relações que a empresa forma com as pessoas que estão e passaram por ali;

VALORES E PRINCÍPIOS

Toda empresa possui seus valores e eles vão orientar o futuro dessa empresa. Porém, não são os valores que geralmente são colocados na parede ou em uma apresentação, mas sim quais são as energias realmente presentes na empresa.

SIMBOLOS E RITUAIS

Símbolos como o logotipo da empresa, rituais como confraternizações e premiações, que reforçam a identidade da empresa e suas questões.

​​​​

“Assim como uma semente não cresce em solo doente, uma empresa não prospera financeiramente em uma cultura não saudável”
Pedro Ivo Moraes

​

O que uma cultura saudável faz é facilitar muito o trabalho de liderança. Tornando a gestão da empresa muito mais fluída, agregando mais resultados financeiros com mais bem-estar para todos.

 

A cultura organizacional influencia diretamente o clima organizacional, a produtividade, a retenção de talentos e o sucesso da empresa. Uma cultura forte e positiva pode ser uma grande vantagem competitiva.​​

Transformação Cultural:
como funciona?

O trabalho de cultura tem sempre como objetivo:

​

Trabalhar, alinhar e transformar a cultura da organização em algo que esteja alinhada com os objetivos da mesma, o bem-estar dela e de seus colaboradores e que faça os processos e resultados fluírem de forma mais natural possível.

​

O trabalho de cultura exige conhecimento e metodologias diversas para conseguir diagnosticar os pontos principais que culminam em uma cultura não sadia (ou seja, que não traz os resultados que deseja). Para isso, os caminhos passam por:

 

Diagnóstico

Nossa equipe é formada por pessoas treinadas que possuem as habilidades e ferramentas para descobrir quais são os pontos da cultura que não estão alinhadas com o objetivo acima. Esse trabalho visa em medir, com eficiência, através de pesquisas e entrevistas, como esses pontos encontrados interferem nas questões práticas da empresa.

Toda essa entrega de diagnóstico acontece por meio de entrevistas e pesquisas com os líderes da empresa, colaboradores, parceiros externos e até clientes. Durante toda busca por informações, olharemos para a empresa como um todo, desde coisas como propósito, missão, visão, até sua estratégia e toda operação da empresa (processos, pessoas, áreas, organograma etc).

Ao final, entregaremos um documento com os pontos encontrados e todo material levantado nas entrevistas que revelam a cultura da organização.

 

Plano de ação

Com o diagnóstico a equipe preparará o plano de solução para cada ponto encontrado, distribuídos dentro de um cronograma de implementação.

Esse plano varia de acordo com cada realidade e cada empresa terá uma forma diferente de trabalhar sua cultura. O mais importante aqui é que a empresa esteja 100% envolvida e engajada no trabalho. Aí partiremos para as diversas ferramentas como comunicação, treinamentos, mentoria, ações internas, planos de negócios etc.

​

Se te interessou, nos mande uma mensagem!

bottom of page